Se todos nós temos um documento de identificação, a famosa identidade, as empresas também necessitam de um documento que as identifiquem. Mas do que isso, é necessário um documento que as diferencie de uma pessoa física. E foi assim é que foi criado o CNPJ.
Se você possui uma empresa, certamente você tem um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Esse documento é o referente ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), só que para empresas ou instituições.
O CNPJ é identificado por um número de 14 dígitos e cada parte deste código representa uma informação, em que os oito primeiros dígitos identificam a inscrição, os quatro seguintes informam a unidade de atuação e os últimos dois, o código verificador.
Por ser um documento muito importante e pela necessidade de identificação da empresa digitalmente no meio eletrônico, surgiu o e-cnpj. Uma forma menos burocrática que facilita transações no meio digital, como a assinatura de documentos, por exemplo.
O Certificado Digital é uma forma eletrônica de assinatura criada para tornar a vida mais fácil tanto para indivíduos quanto para empresas. Com essa tecnologia, é possível agilizar processos, diminuir custos e, o mais importante, garantir que os dados sejam válidos do ponto de vista jurídico, seguros e efetivos.
Isso ocorre porque o Certificado Digital é capaz de identificar de maneira inequívoca pessoas e empresas no meio eletrônico.
Mas o e-cnpj não serve apenas para a assinatura de documentos. Além disso, é uma ferramenta de segurança para operações comerciais ou de serviços digitais, o que ganha uma relevância ainda maior em um contexto onde a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas.
Neste blogpost informativo, você vai conhecer o que é o e-cnpj e quais os principais tipos. Ainda, conferir algumas das principais vantagens de ter um e-cnpj para a sua empresa. Esperamos que o conteúdo possa te convencer da importância desse documento.
Boa leitura!
Em poucas palavras, o e-cnpj é a versão digital do CNPJ, por isso que o termo utiliza a adição da letra “e”. Com esse certificado digital, as empresas conseguem fazer transações no meio eletrônico de forma mais prática, fácil e segura.
Dentre as principais aplicabilidades do e-cnpj, estão: acessar o site da Receita Federal do Brasil, assinar notas fiscais, facilitar transações bancárias, pagar tributos, se comunicar com órgãos do governo (como a prefeitura, por exemplo), realizar procurações e enviar dados trabalhistas aos órgãos competentes.
Ou seja, é uma facilidade que substitui a necessidade de ações presenciais. Se antes era preciso se deslocar até esses lugares com o CNPJ em mãos, agora elas podem ser realizadas com menos custos e de forma mais rápida com o auxílio do e-cnpj.
O e-cnpj pode ser emitido através de dois tipos: o certificado e-cnpj A1 possui validade de um ano e é armazenado no computador da empresa, independente de outros dispositivos. É simples, intuitivo e muito produtivo, necessita de uma senha de acesso e pode ser utilizado em diversos dispositivos.
Já o e-cnpj A3 se diferencia do certificado A1 principalmente no armazenamento e não é acessado diretamente do computador (o que impossibilita o uso de acesso em dispositivos simultâneos). Além disso, ele também necessita de uma senha de acesso diária e geralmente possui um custo mais elevado.
Mas, atenção, somente pessoas jurídicas que desempenham atividade legal e que já estejam inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), é que conseguem emitir o seu certificado digital e-cnpj.
Como vimos, o e-cnpj é um documento muito importante e que pode ser muito útil para as empresas, sobretudo pela crescente necessidade de transações e operações no meio digital. Por isso, confira as principais vantagens desse certificado digital:
O tempo gasto para essa demanda que agora pode ser realizada digitalmente, pode ser utilizado para outras estratégias de gestão.
Aprendemos que o e-cnpj auxilia empresas a realizarem transações e negócios no meio digital e são muitas as vantagens que esse certificado digital oferece para os gestores.
Emissão de notas fiscais de diversos tipos, assinatura e validação de documentos, menos burocracia em atividades do dia a dia, redução de custo, aumento da produtividade, processos simplificados, modernização e sustentabilidade.
Fora as inúmeras aplicabilidades que são possíveis graças à versão digital do CNPJ. Agora que você já conhece mais sobre esse certificado digital, procure uma empresa de confiança para emitir o seu e-cnpj. Conheça a Inforcert!